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Oportunidades de Negócio: Aeroportos de Mocambique (ADM)
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Novo Porto em Perspectiva em Maputo


O projecto de construção do Porto de Ponta Techobanine, no distrito de Matutuine, Provincia de Maputo, ganhou recentemente um novo impulso em virtude dos Governos de Moçambique e do Botswana  terem acordado  mobilizar  financiamentos para a implementação do projecto que inclui a construção de uma infra-estrutura ferroviária visando assegurar a exportação/importação de carga dos Países do Hinterland. Este projecto,  a ser implantado numa área de 22 mil hectares, está avaliado entre USD 500 Milhões e 1.2 biliões de USD, numa primeira fase, com projecções de tráfego entre 10 a 50 Milhões de toneladas por ano.
Este porto natural poderá constituir uma infra-estrutura ideal para ex¬portação de Minerais diversos do Botswana, Africa do Sul, Zimbabwe e de outros da Africa Austral. De referir que o Botswana anunciou recentemente a descoberta de grandes reservas de carvão- coke.
Cerca de 30% do tráfego marítimo internacional realiza-se através do Canal de Moçambique.


 

Os maiores investimentos realizados e em curso

Na perspectiva de modernizar e tornar mais competitivo o sistema ferroviário do sul, o CFM investiu cerca de 20 milhões de dólares para reabilitar a linha de Ressano Garcia e outras infra-estruturas comple¬mentares importantes para o pleno funcionamento desta vital infra-estrutura.
A empresa esta a investir no sentido de aumentar a capacidade do Terminal de Petróleos do Porto de Maputo para oito milhões de metros cúbicos por ano.
No que respeita ao sistema ferro - portuário do centro, particular destaque vai para o esforço em curso de dragagem do canal de aces¬so ao Porto da Beira. Foram concluídas as negociações visando o financiamento para a aquisição de uma nova draga oceânica e reabili¬tação do trem naval do mesmo porto, no valor de 35 milhões de euros.  Foram já mobilizados os financiamentos requeridos para os trabalhos de dragagem de emergência do canal de acesso à aquele porto, de modo que possam atracar nele navios com capacidade para 60 mil DWT, 24 horas por dia.
Foram já concluídas no Porto da Beira as obras de construção do novo terminal de cereais, um investimento orçado em cerca de USD 18 milhões.

Reiniciamos em finais do ano transacto a ligação ferroviária entre Beira e Mutarara na estratégica Linha Férrea de Sena. Em Janeiro de 2010 foi estabelecida a ligação da via Beira-Moatize e decorrem até finais do presente ano trabalhos complementares e adicionais para a conclusão total  da obra.